top of page

5 dicas para saber se você pode estar perdendo dinheiro

Chega de perder dinheiro atoa. Afinal, cada centavo conta para quem quer controlar o dinheiro da forma correta. Fazer os investimentos e compras, criar um planejamento financeiros e tomar decisões com a cabeça fria são práticas de quem tem uma vida financeira equilibrada. Fique de olho aberto e descubra a seguir 5 dicas para saner se você pode estar perdendo dinheiro!


Fonte: divulgação/Wix

Nada mais chato que ver o saldo da conta-corrente e se dar conta de que o mês ainda está longe de acabar, mas seu dinheiro já está por um fio. Você sabe qual é o motivo de não entender ao certo como isso está acontecendo. Acompanhe as 5 dicas para acabar de uma vez por todas com esses problemas:

1- Acompanhar o resultado dos investimentos mensalmente


Se você investe seu dinheiro para atingir objetivos de curto, médio e longo prazo, deve avaliar semanal ou mensalmente o resultado obtido. Essa prática ajuda a obter uma avaliação adequada para verificar se vale a pena manter os investimentos ou ao menos acompanhar a variação do rendimento para não ter uma surpresa no final do semestre ou do ano.


No entanto, pode ser ruim olhar todos os dias ou com muita frequência seus investimentos. Já que isso pode causar ansiedade e nervosismo, o que faz com que o investidor tome atitudes que podem influenciar negativamente seus investimentos.


O importante é perceber se coisas estão indo conforme o planejado. Se não, aí sim, podemos pensar em mudanças a cada seis meses.


Fonte: divulgação/Wix


2- Criar um planejamento financeiro a curto, médio e longo prazo


Essa dica serve para uma compra mensal ou até mesmo a compra se um produto ou serviço em datas promocionais, acompanhando os descontos e o melhor momento para cada compra.


Procure utilizar somente o dinheiro que você tem não utilizar o cartão de crédito para esse tipo de gasto, pois há mais alegria em, por exemplo, fazer um passeio com um valor economizado do que voltar endividado e preocupado com as contas no futuro.


Mesmo a compra do super mercado deve ser planejada. Crie uma lista de compras e compre somente o necessário. Essa é a melhor forma de não perder dinheiro por um instinto compulsivo.


3- Tomar decisões em família e enfrentar os desafios juntos


Nunca tome decisões sozinho se você dividir a casa com a família ou amigos. As decisões devem ser feitas em conjunto, pois podem beneficiar a todos e até mesmo ser um desafio comum para alcançar juntos.


Crianças e adolescentes devem assumir um papel dentro das decisões em família. Essa é uma forma de adquirir responsabilidade e maturidade, mesmo que em questões simples como uma viagem ou adotar um pet.


Além da economia ser multiplicada, essa prática une a família e ajuda a educar financeiramente e a erradicar os gastos desnecessários, além de previnir dívidas futuras.


Fonte: divulgação/Wix


4- Revisar as assinaturas mensais e renovar somente as mais utilizadas


Se você é daqueles que adora assistir um filme, escutar música ou assinar serviços renovados automaticamente mês a mês, preste atenção. Apesar do valor, gastos mensais podem se tornar despesas fixas e você pode se arrepender de não ter tomado a decisão certa com antecedência.


Ao assinar serviços de streaming, por exemplo, alterne a assinatura para aproveitar ao máximo cada plataforma. Afinal, não é todo dia que temos tempo para passar horas maratonando as séries ou filmes que estão na moda.


O mesmo vale para assinatura de supermercado, roupas e acessórios, bem como games e aplicativos. Fique esperto: sozinhos, esses gastos podem parecer pouco, mas no final do mês a soma pode ser significativa.


5- Comprar produtos com maior durabilidade


A última dica é ótima para quem casa, muda de casa ou vai renovar os eletrodomésticos, smartphone, computador e outros itens: compre produtos com maior qualidade e durabilidade. Se puder, invista em produtos que valem a pena e vão durar mais tempo.


Essa é uma ótima forma de economizar a médio prazo de um jeito inteligente, já que esses gastos acabam muitas vezes caindo no saldo do cartão de crédito e representam uma grande fatia das saídas mensais dos brasileiros.


Ao comprar produtos, verifique aqueles que tem maior tempo de garantia e evite produtos piratas. Além de colocar a sua vida financeira em risco, produtos feitos com materiais sem procedência podem causar estragos ainda maiores, como acidentes, incêndios e outros tipos de dores de cabeça que você com certeza vai querer evitar.


Aproveite essas dicas e nunca mais perca dinheiro por aí.

Comments


bottom of page