top of page

5 dicas valiosas para quem quer começar a investir

Updated: Nov 16, 2021

Nunca investiu e não sabe nem por onde começar? Fique tranquilo porque nesse post vamos dar dicas para quem está entrando agora no universo dos investimentos.



Diferente do que muito se ouve por aí, investir é para todos sim! Não é necessário ter um valor alto, conhecimentos restritos ou disponibilidade de deixar o dinheiro aplicado por longo prazo. Tudo isso é mito e iremos esclarecer alguns pontos importantes e mostrar que existem diversas formas de investir, das mais acessíveis e simples até as mais sofisticadas e complexas.


Como você se sentiria se em um intervalo de poucos dias um dos seus investimentos tivesse perdas? Ou se precisasse daquele dinheiro, mas não pudesse retirá-lo em uma carência de algumas semanas em uma aplicação? O planejamento vai evitar que você entre em situações como essas e aqui estão as nossas dicas:


Faça um planejamento financeiro

O passo inicial para começar a investir é se preparar para isso. Então é preciso ter clareza sobre a situação financeira, sabendo as quantias que entram e saem do seu orçamento. Feito isso, chega a hora de definir qual será o valor que irá reservar para investir, não precisa ser exato mas ao menos uma estimativa. E também ter uma frequência, que pode ser mensal, trimestral etc.



Defina seu objetivo

Ter um fundo de emergência ou uma economia para imprevistos ou projetos futuros que possam aparecer é extremamente indicado, mas ter uma meta como, por exemplo, trocar de carro, funciona como motivador e te faz lembrar do porque é necessário reservar determinado valor.

Além disso, comprar uma casa ou fazer uma viagem de férias são objetivos para prazos de tempo diferentes e para cada um deles existe uma maneira mais adequada de investir.


Defina o seu perfil

As próprias instituições financeiras devem fazer perguntas para identificar o perfil de cada investidor para que não sejam oferecidos investimentos fora dos objetivos e expectativas do cliente. Normalmente essa classificação é feita em 3 tipos:


Conservador é aquele que tem forte repulsa ao risco e prefere aplicações seguras ainda que com rendimentos menores. Não está pronto para perder nenhum centavo.


Moderado é um meio termo entre os extremos. Aceita assumir parte do risco para ganhar mais, mas também se preocupa com sua segurança. Geralmente, os moderados são investidores que já têm maior conhecimento de como funciona o mercado financeiro.


A pessoa de perfil agressivo ou arrojado está em busca de rendimentos maiores e disposta a correr riscos para que isso aconteça. Investe em ações, fundos de ações e outros produtos de renda variáveis.


Pesquise as opções de investimento para você

Os títulos de Renda Fixa são uma ótima opção para começar. A sua rentabilidade, que pode ser prefixada ou pós-fixada, é fruto dos juros que as instituições pagam pela aplicação do seu dinheiro nesse tipo de produto.


O título prefixado é aquele com o rendimento e o valor de resgate conhecidos no momento em que você faz o investimento. E no título pós-fixado a taxa de remuneração é conhecida no momento da aplicação, mas você só fica sabendo o valor de resgate na data de vencimento. Por exemplo, você sabe que o rendimento é de 90% do CDI mas como não se sabe qual será o valor do CDI nesse período, não dá para saber ao certo o valor do resgate, mas é possível ter uma estimativa, de acordo com as projeções.


Os Certificados de Operações Estruturadas (COEs) também podem ser uma opção, pois 100% do capital é protegido. Esse investimento pode ter um retorno superior quando comparado aos outros de baixo risco, mas também pode acontecer de o rendimento ser zero e você sair com o mesmo valor aplicado. Esse é um investimento flexível, que mescla renda fixa e variável, além de ter um valor mínimo não tão baixo.


As principais aplicações de renda fixa são:


  • CDB (Certificado de Depósito Bancário)

  • Tesouro Direto

  • LCI (Letra de Crédito Imobiliária)

  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)

  • Fundos de Investimentos de Renda Fixa

  • LC (Letras de Câmbio)


De maneira geral, se você busca tranquilidade e segurança, os investimentos em renda fixa podem oferecer isso.


Tenha prudência

Faça o acompanhamento dos seus investimentos e mantenha em mente sempre os seus objetivos. Decisões impulsivas e baseadas nas emoções podem causar muitos prejuízos.


Os investimentos em renda fixa, mesmo com boas taxas de rentabilidade, não trazem enriquecimento rápido e caso você pense que talvez seja melhor ir em opções como a bolsa de valores, tenha cuidado e pesquise ou busque auxílio especializado antes. Cada investimento possui um comportamento e você deve conhecê-los.


Nesse início de jornada é importante ter em mente que esses investimentos não trarão os melhores retornos, mas serão os pilares de sustentação para que você possa alçar voos mais altos em títulos mais longos ou aplicações de renda variável, quando já estiver mais familiarizado com o mercado.


8 views0 comments

Comments


bottom of page