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7 Dicas para ser mais produtivo

Você também é daqueles que esquece do planejamento no meio da semana e corre para fazer apenas o que é urgente, deixando pra lá o essencial e atrasando as suas entregas? Hoje a RessarceNet separou 7 dicas primordiais para ser mais produtivo. Confira com a gente:


Fonte: divulgação/Ressarcenet


1 – Planeje sua semana:


Muitas pessoas deixam para organizar a semana nas primeiras horas da segunda-feira. Contudo, tal hábito não é muito eficaz, considerando que esse costuma ser um dia mais corrido, quando geralmente resolvemos pendências.


Segundo as dicas da coach de organização e produtividade Priscilla Caminha, em entrevista ao Extra, domingo é o dia certo para listar suas tarefas e se preparar para uma semana produtiva.

Mas é claro que você não precisa sacrificar seu dia oficial de descanso e almoço em família, tampouco perder horas planejando os próximos dias úteis.


Meia hora é suficiente para organizar toda a sua semana, listar tarefas e ajustar os compromissos na agenda.

Logo, você pode reservar um tempinho para fazer isso no domingo à noite e levantar na segunda-feira com tudo pronto e a semana organizada.


2 – Reserve horário específico para cada atividade


Uma estratégia útil para organizar a semana e dar conta de tudo é dividir as tarefas e compromissos em blocos de tempo.

Um bloco de tempo é basicamente um período do dia que você reserva para um conjunto de atividades realizadas no mesmo contexto — ou seja, que têm ligação entre si.


De acordo com o especialista em produtividade Geronimo Theml, autor de “Produtividade para quem quer tempo“, esse método ajuda a vencer a lista de afazeres e manter a motivação, pois combina atividades semelhantes para estimular o cérebro.


Por exemplo, você pode criar um bloco matinal que inclui acordar, tomar café, fazer uma hora de exercícios físicos, verificar seus e-mails e sair para o trabalho.


Depois, o expediente pode ser dividido em blocos de trabalho concentrado com alguns intervalos, blocos para atividades administrativas (ler e responder e-mails, organizar documentos, pagar contas, etc.) e blocos para descanso e atividades leves (checar redes sociais, ler notícias, fazer uma pausa para o café, etc.).


À noite você pode ter um bloco dedicado ao tempo com a família, outro para os estudos e mais um para a rotina antes de dormir.


3 – Desligue notificações automáticas de mensagens


Menos é mais. Quem trabalha com o WhatsApp mesmo pelo aplicativo de desktop, às vezes precisa um pouco de silêncio para focar em alguma tarefa, sem ser perturbado pelos cards que ficam pipocando na tela. Para manter o foco e bloquear alertas, tire as notificações de mensagem do WhatsApp Web ou do WhatsApp Desktop.


4 – Organize o seu tempo com o apoio de uma ferramenta


Seja qual for seu método de organização preferido, você sempre vai precisar de uma ferramenta para registrar seu planejamento.


Pode ser uma agenda física, um planner impresso, um quadro planejador, o Google Agenda, uma planilha no computador, um aplicativo de gestão de tarefas ou até mesmo um caderninho onde você anota suas metas e tarefas.


Só não vale deixar seus planos apenas na memória, porque isso tende a sobrecarregar seu cérebro e quase sempre acaba em procrastinação, tarefas esquecidas e prazos perdidos.


Dica: o Trello, Todoist e Evernote são ótimas ferramentas digitais para organizar suas tarefas e melhorar a gestão do tempo.



5 – Evite interrupções


O toque do telefone faz o cérebro pensar que o assunto é urgente. Isso interrompe qualquer raciocínio, e retomar leva tempo. Por isso, simplesmente não atenda. A pessoa pode deixar um recado na caixa postal. Se for caso extremo, tire o aparelho do gancho.


Só envolva num e-mail quem realmente precisa dar opinião a respeito de um assunto. As pessoas detestam ser copiadas inutilmente. Com o chefe, você pode fazer o inverso: adicioná-lo em uma conversa, caso isso signifique interrompê-lo menos pessoalmente.


O convívio social é importante, mas ficar de papo com o pessoal do escritório pode atrapalhar o departamento todo, e não só seu interlocutor. "Se for conversar sobre questões alheias ao trabalho, vá até o café", diz Susan Cain no livro O Poder dos Quietos. Outra dica: converse com as pessoas em pé, assim você tende a terminar o papo mais rapidamente.


6 – Recarregue suas energias


Fique de olho na forma como seu corpo reage às situações no dia a dia. Uma dor de cabeça em determinada hora do dia, uma dor muscular que persiste ou ainda, uma fadiga que aparece depois de certa hora pode ser sinal de que você precisa de um momento para se recuperar.


Incluir alongamentos ou alguma atividade que mexa o seu corpo e distraia sua mente por alguns minutos pode ser benéfico, ainda mais se a atividade estiver associada a um hábito de exercício regular fora do trabalho.


Durma bem, não se esqueça de beber água, falar com as pessoas que você mais ama de vez em quando e ler as notícias para dar um break e repor as energias, desligando a cabeça do trabalho por alguns instantes durante as pausas.


Acima de tudo, rir é sempre revigorante. Procure nos momentos de pausa no trabalho consumir livros ou vídeos que tragam algum conforto para sua mente.


7 – Faça coisas que te inspirem


A escolha de uma carreira não é fácil, mas assim que decidimos nos dedicar a um tipo de trabalho, devemos gostar do que estamos fazendo. O contrário pode nos levar a uma frustração que pode afetar também a vida familiar, nossos sonhos e amizades. Por isso, é necessário acreditar e amar o que se faz. Assim, você se sairá melhor no dia a dia.


Um quadro, um retrato, uma lembrança positiva pode tornar o dia muito mais inspirador. Não se esqueça de estar rodeado por janelas, plantas e itens do ambiente que te façam sentir bem. Um local de trabalho precisa ser arejado e receptivo para que você se dedique à rotina de forma prazeirosa.


Comente qual dica você vai incluir nesta semana em sua nova rotina. Estamos curiosos para saber!

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