top of page

Aprenda identificar e fugir de juros abusivos

É possível solicitar revisão de contratos de empréstimos com juros abusivos


Pode-se dizer que juros abusivos estão sendo aplicados no seu contrato quando o juro é muito maior do que o necessário para cobrir o risco do empréstimo, quando a cobrança está acima da média prevista pelo Banco Central ou infringe o Código de Defesa do Consumidor.


Segundo dados do Banco Central, o empréstimo pessoal tem apresentado uma taxa de juros de cerca de 120% ao ano. Por isso, saber identificar quando a cobrança de juros é mais elevada do que deveria, podem te ajudar a não cair em armadilhas.


Fonte: banco de imagens

Praticamente todos os tipos de contratos bancários podem conter cobranças de juros abusivas e isso é ainda mais comum naqueles com prazos de pagamento a longo prazo. Visto que, quando diluído na grande quantidade de parcelas, muitas vezes o valor da cobrança excessiva pode não ser notado.


Ainda assim, não é raro que contratos mais curtos também contenham valores indevidos.


Taxas abusivas no empréstimo consignado

A lei do empréstimo consignado determina que o teto permitido para a taxa de juros é de 2,08% ao mês no empréstimo consignado público. Já no empréstimo consignado privado não existe um limite preestabelecido, o que significa que a taxa de juros pode variar de acordo com a política de crédito da instituição financeira.


No entanto, segundo a mesma lei, é obrigatório que antes da contratação do empréstimo o credor informe ao cliente o custo total da operação e prazos de pagamento.


Uma instituição de crédito pode praticar taxa de juros abusiva no empréstimo consignado de duas maneiras: operando com taxas diferentes das anunciadas na simulação de crédito ou, ainda, incluindo tarifas de evolução das parcelas irregulares.

Acredita que isso pode estar acontecendo com você? Entre em contato conosco.


Outros serviços bancários também pode conter taxas muito acima da média de mercado, tais como: financiamento de veículos ou de imóveis, cheque especial ou rotativo de cartão de crédito. Por vezes isso pode ocorrer devido à fragilidade da situação econômica de quem contrata e que, por ter necessidade do serviço, acaba aceitando as condições impostas, já que não são abertas a negociação.


23 views0 comments

Comentarios


bottom of page