O Banco Central lançou uma ferramenta que permite verificar se houve cobrança indevida de tarifa por parte de bancos e consultar seu saldo.
Fonte: divulgação
Segundo o Banco Central, uma pesquisa realizada em junho de 2021 mostrou que os clientes poderiam receber cerca de 8 bilhões de reais do banco. A maioria das pessoas não sabe ou não se lembra que tem esse direito.
Para realizar a devolução desse valor, o Banco Central criou o Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR), que permite pessoas físicas e empresas conferirem se possuem dinheiro a receber de instituições financeiras, considerando tarifas cobradas indevidamente e serviços como contas de banco, empréstimos e financiamentos. É uma ferramenta que une todas as transações financeiras realizadas em nome de uma indivíduo.
O site teve problemas com o número de acessos logo após seu lançamento, então se você não conseguir de primeira, não desanime e tente novamente depois.
Veja abaixo como consultar se você possui dinheiro a receber e como o retirar!
Veja como consultar:
Entre no site do Banco Central > www.bcb.gov.br/ ;
Acesse a seção Minha Vida Financeira > www.bcb.gov.br/acessoinformacao/minhavidafinanceira;
Clique em Valores a Receber > www.bcb.gov.br/acessoinformacao/valores-a-receber/;
Role a página até o final e clique em Consulta ao Relatório Valores a Receber;
Clique em Iniciar consulta;
Insira seu CPF ou CNPJ;
Após a verificação, o sistema informará se você tem ou não valores a receber de bancos.
Veja como resgatar:
Se você possuir saldo para receber, precisará entrar na página do Registrato, no banco Central.
Confira o passo a passo:
Acesse a página https://www3.bcb.gov.br/registrato/login/;
Você pode entrar usando seu login do site Gov.br (sendo necessário ter o status prata ou ouro) ou pelo login do próprio site do Banco Central. Se não possuir login em nenhum deles, precisará se cadastrar. Veja mais para frente como se cadastrar no Banco Central;
Após entrar com suas credências, clique em "Valores a receber";
Para receber os valores, duas opções podem estar disponíveis:
— Haverá um aviso escrito "Solicite aqui", que significa que o banco aderiu ao acordo de pagamento do BC que prevê a devolução do valor. Se o banco for adepto ao pagamento via Pix, o valor cairá na sua conta em até 12 dias úteis via o mesmo. Caso o seu banco não tenha aderido ao pagamento via Pix, a transferência pode ocorrer via DOC ou TED no mesmo prazo.
— Um símbolo de telefone com a indicação "Solicitar via instituição" significa que o banco não aderiu ao acordo de pagamento do BC, por isso você precisará entrar em contato com ele para solicitar a devolução dos valores.
Como se cadastrar no Banco Central:
Acesse a página de cadastro;
Informe os dados solicitados;
Uma frase e chave de segurança serão geradas, você precisará valida-lás no seu banco;
Procure a opção Registrato pelo site ou app do seu banco e valide a frase e chave geradas anteriormente;
Volte a página do Banco Central, preencha seus dados, incluindo a frase de segurança, e crie sua senha de acesso;
Agora continue da onde parou no passo a passo anterior.
Não se esqueça: a qualquer momento você pode entrar em contato com a RessarceNet para restituir valores cobrados ilegalmente. Acesse a home do site aqui e utilize o nosso chat para conversar com o nosso time de especialistas agora mesmo!
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