Estimular nossas crianças e adolescentes a desenvolverem as habilidades socioemocionais, a serem mais confiantes, criativas, responsáveis, resilientes, organizadas, colaborativas, entre outras competências, pode um grande desafio. Estabelecer uma cultura financeira positiva está dentro dessas habilidades. Mas você sabe como tornar esse sonho uma realidade? A gente te conta!
Fonte: divulgação/Wix
Aprender a gerenciar o próprio dinheiro pode ser um grande desafio para muitas pessoas, o que acaba levando problemas financeiros e até dívidas. Se você já passou por isso, sabe como poderia ter sido diferente se tivesse conhecimento sobre educação financeira desde pequeno, não é mesmo?
Aprender o gerenciamento do dinheiro desde a infância garante uma relação mais saudável com o dinheiro, e por isso, o tema está ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos. Por isso, vamos entender um pouco mais sobre a importância da educação financeira para as crianças.
O que é educação financeira infantil?
Esse termo se refere ao ensino das finanças pessoais ainda na infância e ajuda a criar a primeira relação dos pequenos com o dinheiro. A educação financeira faz com que eles aprendam as primeiras lições sobre como lidar com as finanças, o real valor do dinheiro, a poupar e ter um maior conhecimento sobre as reais necessidades. Ao compreender esses ensinamentos, as crianças passam a ter uma disciplina financeira desde cedo e começam a desenvolver uma maturidade que elas vão adquirir ao longo da vida, evitando dívidas e tendo maior controle do dinheiro quando forem adultos.
Listamos aqui algumas maneiras práticas para te ajudar a começar:
Utilize jogos de tabuleiro
Desenvolva testes de conhecimento
Estimule as crianças a poupar com um cofrinho
Crie momentos para refletir sobre os gastos e receitas da família
Faça a criança participar das decisões e o porquê delas
Qual a importância de ensinar educação financeira para crianças?
Ensinar sobre educação financeira tem uma grande importância para as crianças, que passam a ter uma visão mais realista do dinheiro e uma noção do elas realmente precisam, de como guardar dinheiro, porque investir e muito mais. Além disso, com um maior estímulo para saber sobre finanças, os pequenos conseguem compreender melhor esse universo e desenvolver mudanças comportamentais em relação a forma como entendem e lidam com o dinheiro, o que vai ser essencial para um melhor controle financeiro quando adultos.
É necessário também ensinar as crianças a marcarem todos os gastos e ganhos que estão tendo. Ou seja, sempre quando receberem a mesada, marcarem e sempre que gastarem algum valor, marcarem também. Isso vai ajudá-las a entenderem melhor o orçamento doméstico e assim crescerem pessoas que sabem o que é planejar, que entendem a importância de poupar e de investir.
Como ensinar educação financeira em casa?
Ensinar sobre os objetivos financeiros faz com que os filhos aprendam como gastar de forma controlada, guardar dinheiro, não fazer dívidas e pensar em diferentes formas de economizar no dia a dia! Para isso, os pais devem ter consciência da importância desse ensino ser feito de forma leve, adaptado a linguagem e até mesmo através de exemplos mais próximos da realidade delas. Gostou desse post? Conta pra gente como você pretende aproveitar essas dicas e quais práticas você já adotou em seu núcleo familiar.
Comments