top of page

Como organizar a sua vida financeira e sair do sufoco

Organizar suas finanças é a melhor forma de conquistar a tranquilidade financeira. Sendo assim, nós da RessarceNet separamos alguns passos infalíveis para te ajudar a reorganizar suas finanças e planejar o futuro.

Fonte: divulgação


Organizar as finanças pessoais é um grande desafio para várias pessoas, no entanto, é uma tarefa muito importante, já que a falta de planejamento pode gerar sérios problemas, como

aumento de dívidas e juros, gastos desnecessários que comprometem a renda e a inadimplência e etc...

Uma pesquisa feita pelo SPC Brasil e pela CNDL mostra que 46% dos brasileiros não controlam o próprio orçamento. Os principais motivos? "Falta de disciplina, esquecimento e não ter tempo." Com isso, acabam se perdendo em dívidas e juros, criando uma bola de neve que muitas vezes se torna muito difícil de quitar ou que pode acabar afetando o seu patrimônio acumulado.


Dessa maneira, não só a vida financeira fica em xeque, mas até as relações com familiares podem ser abaladas. Diante disso, é fundamental saber como organizar suas finanças. Veja a seguir as dicas que a RessarceNet separou para você:


Anote tudo

O primeiro passo é compreender em que ponto a sua vida financeira se encontra. Liste todos os seus gastos, sendo eles fixos, variáveis, dívidas e até mesmo os menores e corriqueiros. Assim você saberá exatamente para onde está indo seu dinheiro. Outro ponto é não se perder em meio às diversas contas e pagamentos que precisam ser feitos. Mantenha-as sempre em dia!


Organize suas dívidas


Organize tudo em uma planilha, aplicativo ou caderno de forma simples e fácil de visualizar cada conta. De um lado, some o total de gastos. Do outro, inclua os recebíveis por mês (salário, trabalhos informais, aposentadoria ou outros). Avalie quanto sobra ou falta no orçamento mensal. É importante manter sempre o equilíbrio entre estes dois números.


Fonte: divulgação


Faça uma reunião em família

É importante envolver os familiares na organização do orçamento e no processo de acabar com as dívidas. Se vocês têm contas divididas ou não, a família pode ajudar a encontrar uma solução em conjunto ou até quem sabe contribuir com algum valor para somar mais renda e quitar as dívidas.


Corte gastos sem necessidade


Corte gastos desnecessários, como aquele fastfood para toda a família ou o cafezinho diário. Esses pequenos gastos muitas vezes, parecem não fazer muita diferença, mas quando enxugados, fazem a diferença e aliviam o orçamento principalmente em momentos de crise.

Também é possível pensar em pequenas economias, como priorizar alimentos mais baratos no supermercado, apagar as luzes quando não há ninguém no cômodo, tomar banhos mais rápidos e outras atitudes que podem ajudar na diminuição das contas no final do mês.


Negocie com os credores

Procure as organizações em que você possui débitos, como bancos e lojas. Faça uma proposta de negociação e explique a sua situação de vida atual, isso pode resultar em melhores condições de pagamento.


Acabe com juros altos primeiro


Se você possui mais de uma dívida e está na dúvida em qual pagar primeiro, priorize as com maiores juros para não virar uma bola de neve. Os famosos juros compostos são os vilões na hora de reorganizar a vida financeira e muitas vezes, em poucos dias, ficam fora do controle.


Fonte: divulgação


Portabilidade de crédito


Transferir sua dívida para uma instituição que possua taxas de juros menores ou uma forma de pagamento mais viável para você é uma possibilidade. Porém, se a nova empresa não considerar um bom negócio ela pode recusar, mesmo que a credora original tenha que aceitar a troca.


Fundo de emergência


Muitas vezes as pessoas se endividam graças a alguma situação de emergência, como problemas de saúde, algum acidente com o carro ou a casa, por isso é importante estar preparado para diferentes situações. Uma vez que você consiga uma folga em seu orçamento, comece a separar parte da sua renda para seu fundo emergencial.


Faça uma auto avaliação


A última dica é uma reflexão. Pare e pense no que aconteceu para você ficar nessa situação. Isso é importante para que você possa evitar que o mesmo ocorra novamente no futuro.


E aí, gostou dessas dicas? Esperamos que assim você possa concentrar-se em organizar as suas finanças e viver a tão sonhada liberdade financeira. Compartilhe esse conteúdo e ajude um amigo ou familiar que possa estar na mesma situação!

18 views0 comments

Comments


bottom of page