Quer saber como economizar na hora de pagar o IPTU, IPVA, seguro do carro e casa, matrícula da escola e cursos, material escolar e outros serviços? A Ressarcenet tem a resposta. Confira as dicas que os nossos especialistas separaram para você aqui baixo.
IPTU, IPVA, matrículas em cursos, férias escolares e muitos outros gastos. O que tudo isso tem a ver com economia? O começo do ano é cheio de metas, objetivos e alto astral, mas também é um período com muitos gastos financeiros.
Pensando nisso, os especialistas da Ressarcenet fizeram uma lista de exemplos de como economizar desde o início do ano sem se enforcar com os custos pontuais do primeiro semestre.
Assim como algumas contas que precisam ser pagas em janeiro, como IPTU e IPVA, existem outros gastos que não se repetem ao longo do ano e dependem de pessoa para pessoa. Se o seu filho está de férias, por exemplo, talvez você tenha mais gastos em lazer com ele. Se você está estudando em uma universidade ou pretende iniciar um curso, é a época de pagar a taxa de matrícula. E assim por diante... todos eles devem ser pagos em janeiro.
Nossos especialistas recomendam: faça uma planilha com todos esses gastos para que você visualize tudo que precisa pagar nos próximos dias. Se conseguir projetar para os próximos meses, melhor ainda.
Dessa forma, é muito mais fácil ter noção de quanto você precisa ter para pagar tudo e, assim, basta se policiar para não gastar mais que devia. Pensa sua vida financeira como uma empresa que precisa saber todos os gastos e todas as receitas que possui mensalmente.
Pagar à vista é sempre uma ótima opção. Se você tem uma reserva ou se planejou para arcar com estes gastos logo no primeiro mês do ano, agora vem a economia:
Se você tem o hábito de investir o seu dinheiro mensalmente ou só investe esporadicamente, esta ano é a hora de você reverter essa situação e começar a ganhar mais dinheiro logo no primeiro mês do ano.
Sabe os gastos que nós acabamos de falar? Trate o investimento como um gasto obrigatório. A dica é: separe uma quantia para investir logo no início do mês. Na hora de pagar todos aqueles boletos mensais, coloque um "boleto" do investimento para que você se obrigue a aplicar o dinheiro. Vale lembrar que não precisa ser uma quantia absurda, viu? Dá para investir em bons produtos (e seguros) com valores baixos e que cabem no seu orçamento.
Curtiu essa dica? Deixe nos comentários a sua impressão e o que você faz para economizar ao longo do ano. Queremos ouvir você!
Comments