Criar crianças financeiramente educadas é preparar adultos conscientes
Muitos pais têm dificuldades de como introduzir esse tema para as crianças, mas segundo especialistas, é preciso falar sobre isso desde bem cedo. Para que eles tenham noção de valores e quando é dado o primeiro dinheiro, para se gastar na escola ou comprar uma guloseima, está sendo iniciada a relação entre a criança e o dinheiro.
Algumas dicas são:
Envolva as crianças no pagamento das contas do dia-a-dia, quando for ou supermercado, por exemplo, mostre valores e converse.
Dê uma mesada e ensine-os a lidar com o próprio dinheiro.
Para os pré-adolescentes, dar uma caderneta para que anote e tenha controle de seu dinheiro, assim sabendo quanto gastou e quanto ainda tem.
Mesada não é só dinheiro
A mesada é uma ferramenta importante para educar financeiramente a criança e também os pais, que precisarão definir regras e respeitar a individualidade do filho, apesar de manter acompanhamento.
Se a criança quer muito um determinado brinquedo e não é nenhuma data comemorativa como aniversário ou natal, pode ser sugerido a ela que poupe da mesada para conquistar esse objetivo. Assim está sendo ensinado sobre administração do dinheiro que possui e a fazer escolhas. “A criança que aprende a não gastar com coisas supérfluas o dinheiro que recebe dos pais, quando ela trabalhar vai entender e valorizar seu salário”, diz o doutor em finanças Moisés Silva Martins para o jornal O Imparcial.
Comentarios