top of page

Endividamento atinge quase 80% das famílias. Saiba como ficar no azul em tempos de crise

Contração de dívidas entre mais consumidores de rendas média e baixa foi o maior motivo da alta do endividamento, informa a Confederação Nacional do Comércio. Volume de inadimplentes também alcançou marca histórica de 30%.

A Ressarcenet dá dicas de como ficar no azul com pequenas atitudes do dia a dia. Confira!



O número de famílias endividadas atingiu, em setembro, 79,3% do total de lares no país, segundo a CNC nesta segunda-feira. A alta de devedores foi de 0,3 ponto percentual em setembro ante agosto, enquanto, em um ano, o avanço foi de 5,3 pontos.


"A situação é pior para as famílias de baixa renda. Nos lares com renda inferior a 10 salários mínimos, o endividamento superou os 80% pela primeira vez. Apesar do número recorde, o ritmo diminuiu. O crescimento de 0,3 ponto percentual é o menor desde abril deste ano. E o avanço em 12 meses foi o menor desde julho do ano passado", de acordo com dados de um estudo feito pela Confederação Nacional do Comércio.


Em tempos de crise, alta no desemprego e fortes ameaças financeiras globais por conta do cenário geopolítico, a Ressarcenet separou algumas dicas para você não entrar em situação de empréstimo com altos juros. Confira a nossa lista a seguir:


Dica 1: Busque registrar e controlar os gastos de acordo com a receita familiar, dialogando sempre com pais e filhos sobre as despesas do mês.


Algumas dúvida surgem em tempos de crise: quanto foi investido e quanto sobrou no final do mês para pagar as contas? Quanto foi poupado para as reservas de emergências e metas do ano? Responder essas perguntas parece difícil, mas pode ser muito mais simples quando a família faz o registro das receitas, despesas, investimentos e reservas.


Procure utilizar aplicativos que podem ser geridos por cada membro da família. Assim que uma despesa é feita, fica prático e rápido registrar. Ao final do mês, procure conversar sobre as despesas e acrescentar as metas do próximo mês, informando como o dinheiro deve ser gasto ou poupado.



Dica 2: Mantenha os objetivos à vista e não deixe de alcançar as metas por causa de pequenos deslises.


A crise passa, as metas e objetivos não. Por isso, mantenha o foco neles: comprar uma casa, trocar o carro, adquirir conhecimento ou fazer aquela viagem dos sonhos pode se tornar cada vez mais real quando você tem eles à vista. Utilize um quadro ou escreva em um papel que possa manter sempre à vista. Descreva metas e prazos para alcançar e combine com a família inteira que sacrifícios devem ser feitos para que todos possam participar.


Dica 3: Se precisar de uma ajudinha com um empréstimo, identifique o mais vantajoso, pesquise bastante antes de contratar e leia bem o contrato.


Caso você ou um membro da família tenha dado algum deslise, perdido o emprego ou outros cenários imprevistos, pode ser necessária a utilização de um empréstimo. Para isso, tenha certeza que pesquisou ao máximo as ofertas do mercado e defina aquela que tiver menor taxa de juros e administração.


Não se esqueça que as vendas casadas acontecem exatamente neste momento, por isso leia bem o contrato para ter certeza que está de acordo com todas as cláusulas. Procure ler o contrato com seu parceiro(a) para que ambos possam ter ciência dos riscos que um empréstimo possa causar.


Dica 4: Antes de se endividar, procure entender se é hora de utilizar a reserva de emergência.


Chegou a hora de utilizar a sua reserva? Fique atento se realmente é a melhor opção. Geralmente as reservas de emergência são uma ótima saída antes de contratar um empréstimo. No entanto, caso você preveja um cenário de prejuízo muito grande, pode ser interessante manter a reserva para cenários ainda piores, tais como problemas de saúde, perda de emprego e outros problemas graves.


O importante aqui é analisar com calma cada uma das saídas disponíveis para não se descapitalizar completamente.


Gostou das dicas acima? Agora você pode contar com a Ressarcenet para avaliar o seu contrato de empréstimo e conseguir aquele valor cobrado incorretamente. Sempre é hora de sair por cima e virar o jogo contra os problemas de cobrança indevida!

Comments


bottom of page