top of page

Endividamento no Brasil, situação alarmante.

O endividamento é um problema que afeta muitas famílias brasileiras. De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em fevereiro de 2023, 67,8% das famílias brasileiras têm dívidas.



Por Priscila Berquó 15/04/2023




As principais causas do endividamento no Brasil são o desemprego, a baixa renda e o aumento dos preços de produtos e serviços. Com o desemprego em alta, muitas pessoas acabam recorrendo a empréstimos para manter suas despesas básicas. Além disso, a falta de planejamento financeiro e a falta de educação financeira também são fatores que contribuem para o endividamento.


Outro fator que contribui para o endividamento é o fácil acesso ao crédito. Com o aumento da oferta de crédito no mercado, muitas pessoas acabam se endividando sem se dar conta do impacto que isso terá em suas finanças.


Além disso, muitas pessoas são atraídas pelas promoções e ofertas de crédito, sem analisar a sua capacidade de pagamento. Isso pode levar ao endividamento excessivo, que se torna difícil de ser pago.


Para sair do endividamento, é importante buscar ajuda e orientação financeira. O primeiro passo é fazer um levantamento de todas as dívidas e criar um plano de ação para quitá-las. É importante também reduzir os gastos desnecessários e buscar aumentar a renda, seja por meio de um emprego extra ou de um negócio próprio.


É fundamental também ter disciplina financeira e evitar novas dívidas. Isso pode ser feito por meio de um planejamento financeiro e da educação financeira. Com essas medidas, é possível sair do endividamento e recuperar a estabilidade financeira.





Veja outros assuntos relacionados:



Priscila Berquó é nossa embaixadora de finanças, educadora e especialista em comportamento financeiro.

Instagram @priscila_berquo






Comments


bottom of page