top of page

Fique atento aos golpes financeiros e não caia nessa

Hoje você vai conhecer os principais golpes financeiros aplicados na pandemia e descobrir como se prevenir dessas situações. Anote cada uma das dicas e não caia em golpes nunca mais!



A pandemia da COVID-19 mudou por completo a rotina da população e intensificou o uso e desenvolvimento da tecnologias. Por conta deste panorama, o número de golpes financeiros cresceu vertiginosamente.

De acordo com um levantamento da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), durante a pandemia houve crescimento de 44% do número de golpes aplicados em nome de bancos e/ou instituições financeiras. Como exemplo, os golpistas fizeram a tentativa de roubo de dados das vítimas para tomar seu dinheiro.


A pesquisa também revelou que, durante a quarentena, a grande maioria das instituições financeiras registraram um crescimento de mais de 80% nas tentativas de ataques de phishing. O significa desse termo pode ser entendido como como “pescaria digital”: um método utilizado por criminosos para aplicar armadilhas, enviando e-mails com links para sites falsos, arquivos com malware e outras saídas a fim de roubar informações. Ao clicar em um desses links, o usuário passa a compartilhar dados bancários e outras informações pessoais sem saber.


Com o passar do tempo os golpistas se especializaram e se tornaram “profissionais”. Desde o início da pandemia do coronavírus, novas formas de aplicar golpes surgiram, e é importante conhecê-las para não cair nessas ciladas.

Por isso, a Ressarcenet fez uma lista de golpes para que você possa identificar de prontidão se está ou tendo as suas informações vazadas na internet de forma ilícita. Confira:


1- Cartão clonado e retirado por motoboy


Um criminoso disfarçado de funcionário do banco e entra em contato com a vítima por telefone ou whatsapp, alegando que ela teve o seu cartão clonado. Em seguida, o mesmo pede para o dono do cartão cortá-lo ao meio e solicita que seja digitada a senha atual e uma nova, “para o cartão que chegará depois”.


Depois de receber essas informações, os criminosos enviam um motoboy para retirar o cartão supostamente clonado e bloqueado. Ao entregá-lo, você já caiu no golpe e poderá ter grandes prejuízos através de compras online ou contratação de serviços não solicitados.


2- Phishing


Este é um dos golpes financeiros mais comuns na Internet e tem como objetivo captar os dados pessoais das vítimas, através de um e-mail com informações falsas e contendo links para o usuário clicar. Infelizmente, esses links levam para páginas falsas, geralmente utilizadas para captar informações com o seu consentimento.

Geralmente é feito em nome de bancos, lojas, empresas de telefonia e até de energia elétrica. Entre as informações falsas, pode constar que você está com dívidas ou que precisa atualizar algum tipo de cadastro.

Na dúvida, evite clicar nos links do e-mail que você recebeu e entre em contato com um dos canais de atendimento oficiais do seu banco para confirmar se a comunicação é verdadeira.


3- Golpe do delivery


Esse tipo de golpe ocorre quando você faz um pedido via aplicativo de delivery. Então, na hora de fazer a cobrança, o entregador mostra uma maquininha de cartão quebrada ou com algum “problema” na tela, o que o impede de ver o valor que foi digitado.

A dica aqui é conferir o valor apresentado e se recusar a fazer qualquer tipo de pagamento quando não for possível conferir esse número previamente.


Agora que você já tem conhecimento de golpes como os citados acima, fique atento. Novos golpes estão sempre surgindo na tentativa de ludibriar as vítimas com ocasiões e oportunidades cada vez mais verdadeiras.


Avise familiares e amigos, compartilhando essas informações através de e-mail e redes sociais!

14 views0 comments

Comments


bottom of page