top of page

Não consigo guardar dinheiro. O que fazer? A Ressarcenet explica

Updated: Nov 15, 2022

Se você não consegue guardar dinheiro, hoje a @priscila_berquo te mostra o que é preciso para alcançar seus objetivos com novos hábitos que irão mudar a sua forma de pensar no dinheiro antes mesmo das contas chegarem. Afinal, as suas escolhas e hábitos determinam a sua vida financeira.



Confira no vídeo abaixo todos as dicas que a Ressarcenet preparou para você!



Saber o destino do dinheiro que você irá guardar é um ponto bem importante para quem deseja aprender a poupar. Isso porque, quando definimos um objetivo, temos melhor clareza em relação aos esforços necessários para alcançá-lo e isso serve como uma espécie de “motivação” para ganharmos disciplina nesse novo hábito.

Quem deseja trocar de carro, por exemplo, tem em mente qual é o valor do investimento necessário para isso. Assim, é preciso pensar quanto da sua renda deve ser reservada para chegar ao valor necessário para realizar esse desejo.

Quem simplesmente começa a gastar o próprio salário sem nenhum tipo de planejamento sempre terá a sensação de não saber para onde está indo o dinheiro. Muitas pessoas só percebem os erros em seu orçamento e começam a se organizar quando as despesas superam as receitas. Mas, se este ainda não é seu caso, também precisa se organizar para começar a juntar dinheiro e não chegar a essa situação.


Compor uma reserva de emergência é um dos grandes segredos para quem deseja guardar dinheiro de forma efetiva. Com esse recurso extra, você estará pronto para fazer frente a despesas inesperadas, como um tratamento de saúde, um reparo em seu automóvel ou uma reforma em sua casa. Na hipótese de você não encontrar outra alternativa e precisar acessar seu dinheiro guardado ou investido, é importante ter a disciplina de repor o montante retirado. Pensando nisso, comece a trabalhar com uma planilha na qual seja possível registrar toda e qualquer movimentação. Em uma tabela simples, você pode manter um controle mensal de valores creditados ou debitados para, ao final, identificar qual o montante de recursos em conta. Esse nível de organização irá ajudar você a repor todas as eventuais retiradas.

Vamos combinar: nem só de guardar dinheiro é feita a vida, não é mesmo? Na gestão dos seus recursos, cada um deve saber em quais momentos é oportuno investir em atividades de lazer. Nesse momento, seja qual for a sua escolha ou preferência, é preciso saber aproveitar. Isso porque, na medida em que identificamos que esses momentos valeram a pena de verdade, estamos mais propensos a manter o foco em nossas metas financeiras.


Por isso, ao planejar suas próximas férias ou sair para jantar no seu restaurante predileto, valorize essa experiência. Um planejamento financeiro assertivo também serve para proporcionar esses momentos. Se você guardar dinheiro para uma viagem ou uma grande festa, aproveite todos os momentos com a maior alegria. Desfrute do sabor de ter se esforçado e conquistado o que desejou.

Como você viu neste conteúdo, guardar dinheiro nem sempre é fácil, mas ter disciplina e organização pode ajudar a tornar essa tarefa menos complicada. Esperamos que as dicas apresentadas possam ajudar você a dar aquela tão sonhada virada em sua vida financeira.


Comments


bottom of page