O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) é uma entidade sem fins lucrativos que foi criada com o objetivo de garantir os depósitos dos clientes bancários. Ele foi fundado em 1995 e é administrado pelos próprios bancos, mas é supervisionado pelo Banco Central do Brasil.
Por Priscila Berquó 27/03/2023
A principal função do FGC é garantir que os depósitos dos clientes bancários sejam devolvidos em caso de falência de uma instituição financeira. Isso significa que, se uma instituição financeira quebrar, os clientes podem recuperar até R$ 250 mil por CPF/CNPJ e por instituição financeira.
É importante notar que o FGC não é uma entidade pública e não é financiado pelo governo. Ele é mantido pelas próprias instituições financeiras, que contribuem com uma parcela do seu lucro para o fundo.
Além de garantir os depósitos, o FGC também tem como objetivo promover a estabilidade do sistema financeiro e proteger os interesses dos depositantes. Ele também tem o papel de colaborar com a recuperação de instituições financeiras em situação de crise, visando preservar os interesses dos depositantes e evitar a interrupção dos serviços bancários.
Veja outros assuntos relacionados:
Priscila Berquó é nossa embaixadora de finanças, educadora e especialista em comportamento financeiro.
Instagram @priscila_berquo
Comments