Ao contratar serviços bancários como empréstimos ou financiamentos, é necessário estar atento às cláusulas do contrato. É essencial tirar todas as dúvidas e principalmente buscar ajuda quanto aos serviços embutidos na contratação, que não são obrigatórios.
Na hora de contratar o seguro prestamista, tanto o segurado quanto as pessoas indicadas por ele, na aquisição, estarão cientes dos trâmites necessários para acionar a cobertura. Caso a publicidade do seguro anuncie uma condição que se demonstre diferente na hora da assinatura do contrato do prestamista, pode ser classificada como propaganda enganosa segundo o Código de Defesa do Consumidor.
Mas afinal, o que é o seguro prestamista? A RessarceNet explica!
O objetivo do seguro prestamista é garantir o pagamento do valor devido à empresa de crédito ou vanco em casos de morte, perda de renda por desemprego e outras situações inesperadas. Dessa maneira, o segurado, que é a pessoa que contrata o seguro, não precisará se preocupar com uma possível inadimplência caso ocorra um dos eventos cobertos pelo seguro.
O seguro prestamista realiza o pagamento do seu empréstimo junto a instituição bancária, em caso de morte ou invalidez total por acidente. Uma forma de você cuidar da sua família para que ela lide apenas com a saudade.
Como a pandemia deixou as pessoas mais preocupadas, a busca por seguros aumentou: o setor cresceu 15,5% entre janeiro e abril de 2021 em relação ao mesmo período de 2020, diz a CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras).
Prestamista vem de empréstimo, de compra em parcelas, a prestação. E o seguro serve para cumprir uma obrigação do cliente, caso ele não consiga mais pagar uma dívida. Por dívida, é possível entender uma variedade de obrigações financeiras, como por exemplo:
Financiamento de veículo
Empréstimo pessoal
Empréstimo consignado
Cheque especial
Cartão de crédito
Consórcio
Carnê de lojas
E até o condomínio
O seguro prestamista só não se aplica ao financiamento de imóvel, que tem um tipo próprio de proteção, o Seguro Habitacional.
O seguro prestamista é uma proteção importante que pode ajudar quem perdeu a renda e tem dívidas para pagar. No caso de demissões sem justa causa, invalidez por acidente, incapacidade física ou mesmo falecimento, ele auxilia consumidores e familiares a arcarem com a quitação de dívidas.
Fique atento às entrelinhas
Caso tenha qualquer problema para acionar o prestamista ou se veja diante de alguma prática prejudicial que fere os direitos do consumidor, acione a RessarceNet! A nossa empresa possui uma série de ferramentas para os consumidores registrarem suas reclamações. Uma delas é a avaliação de contratos com instituições bancárias, utilizada para resolver conflitos com empresas.
De maneira gratuita e com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor, você pode fazer valer seus direitos e não ser prejudicado por cláusulas abusivas ou outras práticas que vão contra a legislação.
Gostou dessa dica? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro dessa e outras curiosidades!
Comments