top of page

Planejamento de gastos: aprenda a cuidar melhor do seu dinheiro

Em tempos de preços altos, manter o controle financeiro se torna um desafio e por isso requer ainda mais atenção. Conhecer todos os gastos e quanto da sua renda eles comprometem é uma etapa primordial para ter uma boa gestão financeira.


Fonte: divulgação

A organização é importante para identificar onde e quando o dinheiro está sendo utilizado. Se, por exemplo, o aluguel compromete uma parte muito alta da sua renda mensal, significa que ele pode não estar de acordo com os seus ganhos e talvez esse seja o grande motivo para procurar uma nova casa/apartamento, além de entender se a localização e o tamanho da moradia são o ideal para as necessidades atuais. Se você não estiver disposto a abrir mão, saberá que é fundamental diminuir em outra ou outras partes do orçamento.

Veja abaixo um gráfico com as proporções ideais para cada categoria das despesas básicas.


Lembrando sempre que gastos inesperados podem acontecer, então manter o orçamento muito justo é um risco que pode comprometer a saúde das finanças.

Como montar um planejamento de gastos simples e eficaz

Aqui estão as principais coisas que você vai precisar: organização e disciplina. Tendo isso você pode escolher a ferramenta que preferir. Para os mais conectados pode ser um aplicativo de celular, pois estando sempre à mão facilitará para registrar os gastos no dia-a-dia.

Também podem ser usadas planilhas e tabelas, que podem ser feitas no computador e ainda, pra quem é mais tradicional, pode usar o bom e velho caderninho e a calculadora.

Depois disso vem o compromisso de inserir todas as informações no seu controle e ir acompanhando sempre.

Para esse planejamento funcionar tenha em mente que são 3 etapas:

  • iniciar o controle da maneira que preferir;

  • atualizar as informações de gastos e ganhos;

  • analisar para tomada de decisão

Poupança

Para alcançar um objetivo de uma viagem ou de comprar determinado carro, o planejamento será seu melhor amigo. Com a clareza dos seus gastos é possível ir ajustando para saber, a partir de uma visão realista, qual valor poderá ser guardado e qual o tempo necessário para atingir essa determinada meta.

E ainda ver o quanto do seu dinheiro fica livre após pagar todas as despesas e avaliar de que forma esse valor pode ser investido ao invés de simplesmente gastá-lo.



Aqui na RessarceNet te ajudamos com o ressarcimento bancário e com dicas de como cuidar do seu dinheiro. Nos acompanhe por aqui e pelas redes sociais para mais conteúdos.

15 views0 comments

Comments


bottom of page