Você irá transferir sua dívida com a instituição X para a instituição Y ou Z. A que for de sua preferência e te oferecer mais vantagens.
A portabilidade de empréstimos é a possibilidade de trocar o seu empréstimo atual por um novo empréstimo em outra instituição, com condições mais vantajosas. No empréstimo consignado também pode ser feito da mesma a forma. Na prática, é possível trocar o empréstimo que você fez de um banco para outro banco reduzindo até 30% do valor.
Essa opção foi regulamentada pelo Banco Central do Brasil em 2013 para aumentar a concorrência entre os bancos.
Como fazer
Para fazer a portabilidade de empréstimo é preciso entrar em contato com o banco que te emprestou dinheiro e solicitar o extrato com o saldo devedor para quitação antecipada da dívida. Essas informações devem ser disponibilizadas em até um dia útil.
No documento devem constar:
Número do contrato;
Saldo devedor atualizado;
Demonstrativo da evolução do saldo devedor;
Valor de cada parcela;
Taxa de juros anual (nominal e efetiva);
Modalidade de crédito;
Prazo total e restante.
Com esses dados em mãos, é possível pedir a portabilidade em uma nova instituição. Após a aprovação, a instituição realiza o pagamento do valor em aberto e assume o empréstimo.
Como fazer uma portabilidade de consignado
O processo é bem simples. Quem é beneficiário do INSS, o primeiro passo é obter o extrato de empréstimos atualizado, pois constam as informações dos seus contratos. Também poderá obter estas informações solicitando ao banco atual.
Depois disso, verifique as taxas de juros e demais custos. E uma vez escolhida a melhor opção, efetue o pedido formal de portabilidade para a instituição de sua preferência.
E então é só aguardar o processo de portabilidade entre o banco atual e a nova instituição financeira para formalizar o contrato com os termos atualizados.
Fonte: Banco Central e Nubank
Comments