top of page

Tendência de mercado: investimento verde é o futuro das aplicações

Empresas com boas práticas ambientais captam a custos mais baixos, se adaptam mais facilmente, fortalecem a marca e atraem jovens talentos comprometidos com a pauta, logo, trazem retorno financeiro. Então não se trata apenas de pensar no futuro do planeta, mas sim ter essa questão tão importante aliada ao ganho de capital.


Fonte: Divulgação

Mas afinal, o que é um investimento sustentável?

É investir em progresso e reconhecer que as empresas ambientalmente responsáveis e que buscam solucionar os maiores desafios do mundo, podem estar melhor posicionadas para crescer. Também pode ser chamado de investimento verde.


Os investimentos sustentáveis são definidos desde 2004 pela sigla em inglês ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), que indica princípios de boa governança corporativa, ambiental e social. São métricas que estabelecem se uma empresa é sustentável nos seus processos internos e se investe de forma responsável, respeitando o meio ambiente e a sociedade como um todo. O conceito se aplica a qualquer organização e não necessariamente a atividade principal da empresa precisa estar diretamente relacionada com o meio ambiente.


Exemplos de investimentos ecológicos são a compra de ações em uma empresa que promove práticas de sustentabilidade ou em uma empresa comprometida com o desenvolvimento de fontes alternativas de energia. Ou ainda empresas que promovem eficiência energética, reciclagem, não poluição da água e controle de resíduos podem oferecer oportunidades para investimentos ecológicos.


A maioria das grandes bolsas de valores permite que os investidores negociem ações em empresas verdes. Um investimento em ações verdes pode envolver a compra de ações de uma empresa que fornece diretamente produtos ou serviços ecológicos. Por exemplo, um investidor pode fazer um investimento em ações verdes em uma empresa que fabrica painéis solares, energia eólica ou biocombustíveis. Os investimentos em ações verdes também podem implicar a compra de ações em uma empresa que promove práticas comerciais sustentáveis, mesmo que essa empresa não forneça diretamente produtos ou serviços ecológicos.


Investimentos sustentáveis na B3

É um mercado ainda considerado pequeno no Brasil, mas nota-se um crescimento nos últimos anos. Na bolsa brasileira, a B3, existe o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), que até o último ano reunia 36 ações de 30 companhias de 15 setores.


O objetivo do ISE B3 é ser o indicador do desempenho dos ativos de empresas selecionadas pelo seu comprometimento com a sustentabilidade empresarial. Apoiando os investidores na tomada de decisão de investimento e induzindo as empresas a adotarem melhores práticas de sustentabilidade, já que as práticas ESG contribuem para a perenidade dos negócios.


Investimentos sustentáveis são mais resilientes em tempos de crise e garantem retornos iguais ou superiores aos tradicionais. Escolher um investimento ESG une a preocupação com o seu futuro financeiro com a sua disposição em construir um mundo melhor.


4 views0 comments

Comments


bottom of page