top of page

Vantagens e desvantagens de um empréstimo consignado

Se você é servidor ou funcionário público, pode contar com a equipe da RessarceNet para conhecer as vantagens e desvantagens de um empréstimo consignado. Fique atento às dicas que postamos em nossas redes sociais, blog do site e lista de e-mails. Cadastre-se e receba semanalmente!



Solução ou Vilão?

O crédito consignado é sem sombra de dúvidas um dos maiores responsáveis pelo alto nível de endividamento dos assalariados no país.


Segundo a FDR, as baixas taxas, a garantia do desconto em folha de pagamento e a agilidade na sua concessão são atraentes tanto para quem concede o crédito como para quem o contrata, por isso, é necessária muita cautela antes de sua contratação.


A lei nº 14.131, de 30 de março de 2021, ampliou em 5% o limite para a contratação por servidores públicos ativos e inativos, militares, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com base no valor do benefício.


No entanto, será que essa modalidade de crédito realmente é tão vantajosa quanto parece? Será que os benefícios proporcionados por ela compensam a cobrança de juros que é realizada nessa modalidade?


Nosso objetivo com este artigo é justamente responder a essas e outras perguntas sobre o crédito consignado. Portanto, leia ele até o final, e até lá você terá mais certeza se ele é um herói ou vilão das suas finanças pessoais.



O que é e como funciona o crédito consignado


O crédito consignado é um tipo de empréstimo em que a forma de pagamento de suas parcelas mensais é realizada pelo desconto do salário ou benefício do INSS recebido pelo adquirente.

Esse desconto é uma garantia que os bancos e instituições financeiras têm de que receberão as parcelas do empréstimo em dia, proporcionando menos riscos para elas e, consequentemente, reduzindo as burocracias para contratação e os juros incidentes.


Segundo André Bona, educador financeiro desde 2010, essas características já seriam consideradas boas vantagens para você adquirir um crédito consignado. No entanto, as abordaremos de forma mais específica em outro momento ainda neste artigo.


Apesar de ter boa taxa de juros e menos burocracia para a contratação, o acesso a esse tipo de crédito é restrito a algumas pessoas que atendem certos requisitos, sendo os principais: ter carteira de trabalho assinada por determinado período, ser funcionário público, aposentado ou pensionista do INSS.


As pessoas que não atendem a esses critérios não terão acesso a essa linha de crédito, uma vez que não proporcionam à instituição bancária ou financeira a segurança esperada por ela nesse tipo de transação.



O aumento vale até o fim de 2021. Atualmente, a taxa máxima é de 1,80% ao mês para o consignado e de 2,70% para cartão de crédito consignado, segundo a FDR.


De acordo com a medida, o percentual máximo de consignação é de 40%, dos quais 35% são destinados para crédito consignado e 5% para amortização de despesas ou saques por meio do cartão de crédito consignado.


A melhor estratégia para quitar o crédito consignado público mais rápido é através da portabilidade para outro banco.

Comentarios


bottom of page