Servidores, funcionários públicos e aposentados tem se tornado vítimas de venda casada e a descoberta dessa prática pode custar caro. Por causa disso, a Ressarcenet separou algumas dicas para ajudar você a descobrir se tem direito ao ressarcimento de valores cobrados indevidamente em seu empréstimo. Fique atento e anote todas as dicas!
Foto: divulgação / Wix
Ao realizar um empréstimo bancário é preciso concordar com as condições do banco ou prestadora e que podem incluir um contrato extenso ou termos desconhecidos que dificultam o entendimento. Você já parou pra pensar se algo ali não está de acordo com a lei? Pois pode acontecer.
É comum condicionar a venda de um serviço à contratação de um outro, embutir no preço algum seguro ou outro serviço sem deixar claro que isso está sendo feito. Mas essa é uma prática ilegal, a venda casada.
Como saber se você foi vítima?
Um exemplo é que ao contratar um financiamento de veículo foi incluído no valor das parcelas um seguro e não foi oferecida a opção de retirada. Nesse caso a venda casada aconteceu e é possível ter de volta o valor que foi pago indevidamente.
Foto: divulgação / Wix
Para que o ressarcimento aconteça é necessário revisar o contrato e abrir uma reclamação junto ao Banco Central do Brasil, o BACEN. Clique aqui para entrar em contato conosco e te ajudarmos com isso.
As cobranças indevidas mais comuns são: taxas de vendas casadas, seguros e tarifas.
O que a lei diz sobre isso?
O artigo nº 39 do Código de Defesa do Consumidor é a legislação que discorre sobre essa irregularidade e no artigo I diz:
Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:
I - condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos
Portanto se isso ocorre, as leis de consumo estão sendo infringidas e é de direito que o reembolso aconteça de forma simples e sem burocracia.
Foto: divulgação / Wix
Resolva esse problema de uma vez por todas
Agora que você já sabe um pouco mais sobre valores cobrados ilegalmente através de venda casada em contratos bancários, chegou a hora de descobrir se você foi ou está sendo vítima em seu empréstimo. Clique aqui e entre em contato agora mesmo com a nossa equipe de consultores para descobrir. Estamos esperando por você!
Comentários