Essa pergunta assola os iniciantes no mundo dos investimentos e a Ressarcenet garante: se você não sabe a diferença entre esses dois termos, você vai aprender muito com esse post e ele pode mudar a sua vida financeira. Por isso, confira cada detalhe sobre o mundo dos investimentos junto com os especialistas Ressarcenet e dê a volta por cima!
Por incrível que pareça, poupar e investir não são práticas comuns entre os brasileiros. Uma pesquisa recente publicada pela Anbima - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, revelou que 56% dos brasileiros não poupam dinheiro e não possuem reserva financeira, enquanto 75% não realizaram nenhum tipo de investimento.
Entre os motivos para a falta das práticas citadas estão a falta de condições financeiras e conhecimento, mostrou a pesquisa num panorama econômico de 2018. Este cenário reflete a realidade de um país no qual ainda prevalece um comportamento financeiro imediatista: o que se ganha, se gasta. Em muitos casos, a situação é bem mais grave: gasta-se mais do que se ganha. Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Serasa Experian, o Brasil soma mais de 63 milhões de consumidores inadimplentes.
Mudar esta realidade não é uma tarefa impossível. Para isso, é preciso disseminar o conhecimento sobre educação financeira, de forma que, além de conhecer conceitos, o consumidor aprenda que poupar e investir devem se tornar hábitos.
Poupar ou Investir? O que é melhor?
Para começar, é importante deixar bem claro a definição destes dois termos, já que muitas pessoas costumam confundi-los ou até mesmo acreditarem que são sinônimos.
Poupar significa economizar. Isso envolve mudar o comportamento imediatista de receber um dinheiro e, em seguida, gastá-lo. Para poupar é preciso se planejar de forma que as despesas sejam inferiores à renda obtida e, assim, possa sobrar alguma quantia.
Investir significa fazer o dinheiro economizado render. Na prática, trata-se do passo seguinte após conseguir poupar. A quantia que foi poupada será aplicada de forma que ela irá se multiplicar.
Quais são os benefícios de cada um?
Benefícios de poupar dinheiro
Complementar a renda e aposentadoria
Abrir um negócio próprio
Fazer um curso
Trocar de automóvel
Fazer uma reserva de emergência
Montar uma reserva para o lazer
Realizar pagamentos à vista para economizar no fim do mês
Quitar dívidas e adiantar parcelas futuras para não pagar juros
Benefícios de investir o dinheiro
Fazer seu dinheiro trabalhar para você
Acumular patrimônio
Ter retorno financeiro futuro superior ao capital inicialmente investido
Não depender de um emprego
Não depender do INSS
Deixar de ser refém de crises financeiras
Diminuir as preocupações
Realizar sonhos sem interferência na renda
Os termos poupar e investir podem fazer parte um do outro?
Sim, poupar é apenas o pontapé inicial para realizar investimentos. Afinal, só aumenta o patrimônio e realiza seus sonhos quem poupa dinheiro e sabe fazer investimentos.
Para começar a juntar um bom capital, existem diversas possibilidades. As principais são gastar menos do que se ganha, pesquisar preços, optar por itens mais baratos, conseguir descontos, deixar de levar supérfluos e praticar o consumo consciente.
Agora que você aprendeu a diferença dos dois termos na prática, conte com a equipe de especialistas da Ressarcenet para fazer o seu dinheiro trabalhar para você e alcançar a sua tão sonhada independência financeira.
Comments